segunda-feira, 22 de fevereiro de 2016

Lygia Fagundes Telles


"Solução melhor é não enlouquecer mais do que já enlouquecemos, não tanto por virtude, mas por cálculo. Controlar essa loucura razoável: se formos razoavelmente loucos não precisaremos desses sanatórios porque é sabido que os saudáveis não entendem muito de loucura. O jeito é se virar em casa mesmo, sem testemunhas estranhas. Sem despesas."

Lygia Fagundes Telles


Lygia Fagundes Telles, nascida em São Paulo no dia 19 de Abril de 1923, é uma escritora brasileira galardoada com o Prêmio Camões em 2005 e pleos Prêmios Jabuti em 1966 e 1974. É membro da Academia Paulista de Letras desde 1982, da Academia Brasileira de Letras desde 1985 e da Academia das Ciências de Lisboa desde 1987. 
Em 2016 foi indicada pela União Brasileira de Escritores ao Prêmio Nobel de Literatura.
O Nobel de Literatura é o maior prêmio literário concedido desde 1901. É atribuído a um autor de qualquer nacionalidade que tenha uma produção de destaque no campo literário. A produção inclui a obra inteira desse escritor, seus principais livros, sua mentalidade, seu estilo e suas filosofias, não distinguindo uma obra em particular.
A Academia Sueca é quem escolhe o escritor. O anúncio é feito em outubro. 
Fonte Texto: http://pensador.uol.com.br/autor/lygia_fagundes_telles/
Fontes Foto e Biografia: https://pt.wikipedia.org/wiki/Lygia_Fagundes_Telles
http://agorarn.com.br/cultura/lygia-fagundes-telles-e-indicada-para-o-premio-nobel-de-literatura/

Umberto Eco


"O que é o amor? Não há nada no mundo, nem homem nem diabo, nem qualquer coisa, que eu mantenha como suspeito como o amor, pois penetra a alma mais do que qualquer outra coisa. Nada existe que tanto enche e liga o coração como amor faz. Portanto, a menos que você tenha essas armas que submetei-a, a alma mergulha através do amor em um imenso abismo ".


O Nome da Rosa


frases-eco


Umberto Eco nasceu em Alexandria em 5 de janeiro de 1932. Foi um escritor, filósofo, semiólogo, linguísta e bibliófilo italiano de fama internacional. Foi titular da cadeira de Semiótica e diretor da Escola Superior de Ciências Humanas na Universidade de Bolonha. Ensinou temporariamente em , Yale, Na Universidade de Columbia em Harvard, Collège de France e Universidade de Toronto.  Colaborador em diversos periódicos acadêmicos, dentre eles colunista da revista semanal italiana L'Espresso, na qual escreveu sobre uma infinidade de temas. Eco é, ainda, notório escritor de romances, entre os quais O nome da rosa e O pêndulo de Foucault. Junto com o escritor e roteirista Jean-Claude Carrière, lançou em 2010 "N’Espérez pas vous Débarrasser des Livres" (“Não Espere se Livrar dos Livros”, publicado em Portugal com o título "A Obsessão do Fogo" no Brasil como "Não contem com o fim do livro" Brasil). Faleceu em 19 de Fevereiro de 2016 em Milão na Itália.

Fonte Texto: http://www.umbertoeco.com/en/umberto-eco-quotes.html
Fonte Biografia: https://pt.wikipedia.org/wiki/Umberto_Eco
Fonte Foto: https://espalhafactos.com/2016/02/20/umberto-eco-1932-2016-as-nossas-palavras-para-o-escritor-filosofo-linguista-e-semiologo/


O Nome da Rosa foi o meu primeiro desafio na Universidade. Cursei Letras e em Literatura I li o livro para fazer uma resenha crítica sobre a obra. Foram dias dedicados a conhecer um pouco sobre o autor, suas características literárias e sua produção encantadora! 
Gratidão, Umberto Eco!
Estella